Escolha uma Página

Um prédio funciona basicamente como um organismo vivo. Para ele se manter de pé, e em pleno funcionamento, é necessário que vários sistemas estejam funcionando perfeitamente. Se alguns deles estiverem falhos, o prédio não funcionará da mesma forma. Em alguns casos, os efeitos são menos graves. Todavia, outros podem causar riscos tanto ao prédio quanto a seus ocupantes. Desse modo, uma das maneiras de aumentar a vida útil de uma edificação é por meio da inspeção predial.

Mas afinal, você sabe do que se trata a inspeção predial, qual a sua importância e como realizá-la? Com a intenção de esclarecer tudo sobre essa questão para você, preparamos este breve artigo. Aqui abordaremos sobre as informações mais relevantes quanto a esta questão da inspeção predial. Por fim, destacaremos como o aplicativo Inspeção Pro pode auxiliá-lo. Confira!

Conheça a importância da inspeção predial

Conforme destacamos anteriormente, uma edificação pode ser comparada a um organismo vivo, em que seus sistemas, seja ele o hidráulico, elétrico, estrutural, entre outros, correspondem às estruturas que o fazem funcionar. Dessa maneira, assim como ocorre em um ser vivo, é necessário fazer uma série de procedimentos para verificar o que está preservado e o que não está tão bem assim, prolongando sua vida útil.

Desse modo, a inspeção predial configura-se como o principal instrumento que engenheiros, arquitetos e demais profissionais da construção civil têm para averiguar o estado de uma edificação. Essa análise parte desde a diagnóstico dos revestimentos, passando pelo sistema elétrico, hidráulico, de iluminação, estrutural, entre outros.

Como falado anteriormente, a falta de manutenção destes sistemas pode comprometer todo o funcionamento da edificação. Falhas no sistema hidráulico, por exemplo, podem gerar infiltrações, que danificam o revestimento, e, dependendo de onde estiverem localizadas, afetam a parte estrutural do prédio.

Outro exemplo que podemos dar é a parte elétrica. Se ela não estiver bem preservada, pode ocasionar problemas leves e médios, como diminuir a eficácia de eletrodomésticos e aumento na conta de luz, e, em casos mais graves, levar a incêndios.

Além destes dois exemplos, há muito outros que poderíamos citar. O fato é que a inspeção é fundamental para manutenção de uma edificação, preservando sua vida, economizando recursos de reformas futuras e, o mais importante de vida, aumentando a qualidade de vida dos usuários do espaço.

Saiba por que o checklist é importante para realizar uma boa inspeção predial

Imagina a responsabilidade de fazer uma inspeção predial em uma edificação. Quanto maior o prédio, maiores se tornam também os desafios. São muitos detalhes que não devem passar batidos, pois podem ter grande influência no funcionamento da edificação como um todo. Dessa maneira, a inspeção, necessita, até por conta rigor metodológico, de um checklist ou lista de verificações.

Dessa forma, não há inspeção sem checklist. Há várias formas de montá-lo, mas ele deve seguir uma linha de raciocínio, respeitando as determinações legais vigentes e a política da empresa no qual está sendo feita a inspeção. Certas indústrias, por exemplo, exigem um nível de segurança maior. Desse modo, a inspeção torna-se mais abrangente, analisando a fundo cada detalhe.

Os checklists podem ser encontrados prontos das mais diversas formas. Pode ser feito manualmente ou com utilização de ferramentas digitais, como o Excel. Todavia, com a popularização dos aplicativos, torna-se indispensável a utilização dos mesmos para a realização de uma inspeção predial.

Isso se deve ao fato tanto da praticidade como da objetividade do mesmo. Buscando atingir estes objetivos que nós desenvolvemos o Inspeção Pro, aplicativo que abordaremos no tópico posterior.

Gostou do conteúdo? Então entre em contato com a gente para conhecer muito mais sobre inspeção e sobre a nossa ferramenta, construindo assim uma melhor inspeção predial para o seu condomínio!